Birth of the cool

Existe um grande e importante capítulo da história do jazz escrito, reescrito, acrescentado, inventado, reiventado por Miles Davis. É impossível o jazz sem ele. O disco "Birth of thee cool" é o meu queridinho no momento. Dizem as más línguas e eu não posso confirmar, que foi o disco de jazz mais vendido de toda a história . Com este disco Miles inaugurou o Cool Jazz. Uma resposta mais cerebral às viagens alucinadas dos fraseados do bebop (o lado feliz do jazz). O disco foi lançado em 1949. O cool jazz é um estilo mais contido da música, mas não tem nada de frio... muito pelo contrário esse disco é lindo, melódico, sensível e um verdadeiro presente para os ouvidos. Miles era o cara... falem o que quiser. Chet Baker também era um dos nomes expoentes do cool jazz. Mas Chet a gente sabe era outro Motherfucker branco... ehehe Gosto de pensar na citação de Luiz Fernando Verissímo no livro "Banquete com os Deuses": "Segundo Miles, Chet o copiava. Não é exatamente verdade. Chet tocava sem vibrato, como Miles, mas não dava para confundir os dois. O fraseado era diferente. Chet era um grande improvisador, um dos melhores da istória do jazz, mas lhe faltava o que Miles tinha. Pegada, está aí. Musicalmente, não quer dizer nada, mas é a palava exata." Birh of the Cook é um disco com uma pegada sensacional... São 25 músicas... quase oitenta minutos... um viagem melódica, que entra pelo ouvido e desperta todos os sentidos. Além de ser um disco muito romântico...

Comentários

Unknown disse…
Vc assistiu o Manhattan Conecttion dessa semana ?? elels falavam exatamente isso !! beijos
Anônimo disse…
Chet! Chet! Chet!
Sua música (tocada e cantada) chega a doer na alma. Pra mim é êxtase. Gosto de Miles também, mas não consigo comparar.
bjs
Anônimo disse…
Acho que preciso levar o meu key memory para fazer uma pirateada na sua casa. Beijos e saudades.
Ana Carmo disse…
infelizmente sobre esse post eu não estou apta a responder, porque minha coletanea sobre a historia do jazz ainda não chegou às minhas mãos...

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia