O nascimento dos Beatles em mim...

Eu fui criada numa família com intensa tradição de MPB, ou seja até eu me transformar em adolescente rebelde eu só ouvia coisas da nossa terra mesmo... com muita influência da Rádio Mundial AM, do Rio de Janeiro, que tocava o fino do popular na década de 70/80... Um dos passatempos de meus primos era fazer serenata... e dá-lhe MPB. Mas com um pé no campo e outro na cidade eu fui crescendo e aprendendo musicalmente... O meu primeiro momento Beatles aconteceu em mim graças a Fernanda... ela adorava, sabia tudo... No nosso primeiro ano da faculdade íamos de carona com o seu irmão escutando a 89FM, rádio Rock, hoje a rádio rock, que na minha opinião deveria ser patrimônio de São Paulo, toca uma salada só... De manhã cedo o programa era o Flash Rock... e não existe Flash Rock sem Beatles e assim dia sim, dia também, tocava uma faixa dos meninos de Liverpool... Fernanda sempre falava, explicava, traduzia um trecho da música... lembro de uma passagem muito engraçada quando estávamos ouvindo Help e a Denise no auge do seu momento desligado de ser, perguntou quem cantava a música... soltamos em coro um “Denise, por favor”... Vc nasce num dia e no outro já sabe quem canta Help é básico... Batalhei muito para a Fernanda me emprestar a sua super fita K7 (alguém lembra que isto existiu??) de 90 minutos, mas nunca rolou... Depois veio o Pollari e seu amor quase maníaco, para não dizer maníaco pelos Beatles... Pollari foi criado em Manaus e vcs sabiam que os ingleses em troca das seringueiras deixaram o Teatro de Manaus, o prédio da Justiça e muito intercâmbio cultural que durou décadas? Então na década de 60 a efervescente Manaus recebia nos navios ingleses que aportavam no porto flutuante, calça Lee (proibida) e qualquer outro artigo básico nos primórdios da cultura pop. Pollari tinha o disco branco dos Beatles antes de qualquer pessoa no Brasil... chegava primeiro lá... engraçado isto. Sabe qual foi o primeiro disco que a Belinha ganhou? Beatles for Babies... sim isto existe... e é lindo. Com a convivência fui aprendendo a gostar... mesmo porque não tinha outro jeito. Em NY andei como um condenada para tirar foto em frente ao Edifício Dakota... não sabem que prédio é este... onde John Lennon morava e foi assassinado... Pollari sabia histórias incríveis sobre os Beatles... escutamos muito junto... seu preferido era o Sgt.Peppers... em si o disco nem tem muitos hits... outras músicas são mais conhecidas... mas a idéia era sensacional. Acabar com a histeria das fãs em cima do grupo e por isso eles criaram o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, um banda fictícia que podia tudo, fazer qualquer experimentação. O disco seria totalmente gravado em estúdio. Mas sobre a gravação falo depois. O quinto Beatles conhecido como George Martin, o produtor diz que se arrepende até hoje de ter deixado de fora das 13 faixas duas que foram lançandas em um compacto (vinil pequeno com um música de cada lado) "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane”. O engraçado é que as músicas são verdadeiras mega blaster hists dos Beatles... se estivessem em Sgt. Peppers o álbum teria uma outra história... acho que muito mais avassaladora e sem o mesmo charme cult que ganhou... Discuti muito isto com o Pollari e outros Beatlesmaníacos que conheci... nunca chegamos a nenhuma conclusão...

Comentários

Anônimo disse…
Tô adorando essa história. Não conheço profundamente a história dos Beatles e estou gostando muito de ler. Vai mandando mais e mais...Bjsss mil. Vamos pra praia neste finde ?
Unknown disse…
isso me lembrou o pils vestido de submarino amarelo !!! hahahahahaha !!!
beijos
Anônimo disse…
hahahaha.... como eu perdi o Pils de Submarino Amarelo!!!!? ... we all live in a yellow submarine....

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia