O brasileiro típico

Na última segunda-feira a BBC revelou os resultados de uma pesquisa que encomendou, na qual tenta traçar o perfil da ancestralidade brasileira. E pasmem... o resultado confirmou aquilo que todo mundo sabe: o brasileiro é uma mistura de europeu, negro e índio. Não existe uma forma de dividir ou classificar o povo brasileiro. Somos os mais misturados do mundo. No grupo de 120 pessoas pesquisadas, mais da metade tem por parte de pai, origem européia. Ou seja a cor da pele diz muito pouco sobre a nossa origem... Aliás, não diz nada. Nove personalidades negras foram convidadas a participar da pesquisa também. Entre elas o Neguinho da Beijo Flor, que tem 63% de origem européia... Como dizia a música da Sandra de Sá, que também está na pesquisa, "a verdade é que você tem sangue criolo. Todo brasileiro tem". Eu, a julgar pelo meu cabelo, acho que sou 80 por cento negra... 20% restante da ancestralidade européia se fixou na minha pele que de branca não tem nada e sim um tom amarelo de quem não vê o sol há muito tempo... Triste, bem que podia ser o contrário: eu podia ser negra com cabelo liso... Mas a questão que mais chama a atenção na pesquisa é que a análise foi feita por origem de pai e origem de mãe. Por origem de pai, mais da metade tem ancestralidade européia... Por parte de mãe, 85% tem origem africana. A conta é simples... os europeus vieram para cá, sem mulher e se aproveitaram das índias e das escravas negras... E disso deu a gente: o brasileiro típico... Ou seja desde o começo a nossa origem é uma grande sacanagem... Muitas histórias se confundem com violência sexual, exploração de mulheres negras e índias... Mas, existe também o outro lado da moeda... E aí a coisa se torna mais romântica. Alguns historiadores afirmam que os portugueses que vieram para cá no início da colônia, eram pobres e sem família... Quando chegavam aqui se relacionavam com as negras e índias... constituindo a sua, a minha, a família de todos nós... É a gente é assim... Só falta agora a gente resolver algumas questões que também têm origem na Casa Grande e na Senzala: pobreza, exploração, corrupção, desigualdade social, fome, corrupção, violência... Um dia quem sabe...

Comentários

Anônimo disse…
Titaaaaaaaaaaaaaa...vamos para praia?????????????
Anônimo disse…
concordo contigo, há mais coisas com que se preocupar do que a cor de nossa pele. bjs.
Anônimo disse…
Eu particularmente estou beeeem preocupada com a cor da minha pele. Eu quero ficar preta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! cade o sol!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sabe, acho bem legal essa mnistura do povo brasileiro.... beijos e saudades.... serah que nos veremos ainda este ano de novo?
Anônimo disse…
Mamelucos, Cafuzos, Caboclos... lembrei das aulas de história... Eu gosto mais de imaginar as histórias românticas. Beijossss
Anônimo disse…
Bom...Tita, Primeiro OI...ne?
Amei "o brasileiro tipico" , afinal euzinha, Bisneta de desbravador Portugues que Lacou(oops o pc nao tem cedilha), uma india pra "casar"nao podia dar noutra, ne? Amei !! Quanto as consideracoes no final do texto .. Esperanca é igual aquela SOGRA chata ne? "a ultima que morre", mas ficamos daqui do outro lado do equador sonhando que essas mudancas cheguem logo e alforria de todos nós aconteca pra valer, nao só no papel. E quanto a cor da pele quem fica aqui quase 7 meses sem poder pegar um bronze..vou mesmo eh "quarar"lá fora pra ver se viro LOBSTER.

Beijo grande
Saudades
Kate e Adriane

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia