Hoje é dia da avó

((roubando idéia do blog da Kate, minha amiga, amiga não prima...americana de Goiania))
Hoje é dia da avó!! E eu sou uma daquelas pessoas privilegiadas na vida que tem com carinho e cravado na minha alma a "casa da minha avó". Boa parte da minha vida eu passei lá... A minha avó era o poço de carinho para os seus trinta e poucos netos, não sei quantos bisnetos... Ela morreu faz dois anos... Morreu assim, lúcida, mas muito fraquinha com 86 anos!! Ela fazia roupa pra mim, me chamava de Penha, me deixava usar o seu xale... queria tanto ter ficado com ele... E também me deixava usar a sua máquina de costura. Ela me ensionou costurar e a bodar. Sim pode não parecer, mas eu sou uma moça prendada sem muita paciência para estas coisas... Era a única pessoa no mundo para quem eu emprestava os meus livros sem reclamar... porque eu sabia que eles iriam voltar e ainda por cima cheios de comentários... Ela adorava a saga do Ramsés. Na minha infância alimentei de verdade a história de que ela mantinha um ninho onde só tinha bombons. E toda noite, depois da janta, na hora da novela ela vinha com a caixinha... A gente podia escolher e comer a vontade. Seus doces... sem comentários, bolos, licores e os vinhos... vinhos que ela fazia e nos deixava beber somente com sua autorização... Claro que rolava umas falcatruas... Era com orgulho que no domingo as seis da manhã entrava na praça de Mar de Espanha com seu bando de netos, filhos e agregados para a missa... Muito religiosa... Lembro de suas novenas e rezas. Conversar na beirada da sua cama, esquentar a mão no fogão a lenha esperando a broa sair... Mas a coisa mais incrível era a sua sabiá... isso era realmente mágico. Ela tinha uma sabiá que todo dia de manhã ela soltava, pontualmente as seis da tarde o passarinho voltava para dormir na sua gaiola, beber água e comer... Era lindo. Orquídea era outra de suas paixões... ela tinha um orquidário... cheio de plantas esquisitas e hoje acho legal ter sido acordada de madrugada para ver a Dama da Noite nascer... mas na época... A Dama da noite é uma flor que só nasce uma vez por ano e vive por poucas horas... Na sua casa eu tinha que cuidar dos bichos, das plantas, pegar alface na horta, brincar... Fazer serenata na sua janela... Todo dia de manhã receber a sua benção me dava um alívio... Saudade, sempre. Estrela Dalva, no céu desponta Amor!! Vou parar senão começo a chorar....

Comentários

Anônimo disse…
Saudades da vó Dalva...o que mais me encantou naquela velhinha de olhar tao doce..era quando acordavamos , la pelas tantas todos de ressaca das farras de Mar de Espanha , e ela vinha e dava a todos um beijo de Bom dia, era como se entao o dia amanhecesse.Sortudas vc e a Adriane, que conviveram com uma pessoa tao especial, anjo mesmo, estrela Dalva.
Anônimo disse…
Tita minha flor..saudade de vc...ta tudo bem comigo sim! e as vós..quantas lembranças boas...que delicia que são!
Anônimo disse…
Nossa!!! que bom que netrei no seu blog! Consegui ler esse post 23:59:01 hs. Ainda deu tempo de mandarum recadinho para as minhas avos, que eu espero, estao aqui do lado assistindo tv comigo. Beijos e saudades
Anônimo disse…
Que saudade dela!!! Me deu um aperto aqui dentro, e logo vi a foto dela no meu mural, ela realmente foi uma pessoa maravilhosa, linda e muito carinhosa. Um anjo iluminado!!!
Anônimo disse…
Tita ...vou deixar um recado pra Nanda aqui ta? com licenca :
Nanda ..um beijao bem grandao , estamos com muitas saudades...e fica aqui um convite pras duas...
Pq vcs nao veem passar umas ferias aqui com a gente?? ia ser muito legal..planeja ai e vem esquiar...que tal ? o outono e o inverno aqui sao maravilhosos..vcs iriam adorar...prometo tirar ferias pra ficar de chofer/cicerone/personal chef..e tudo mais...ta?
planejando tudo pode..!!
beijao

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia