Stardust, Tropa de Elite e Despertar de um amor...

Estes foram os filmes que assiti neste final de semana prolongado. O Stardust é um conto de fadas mal comportado, como atesta o seu cartaz na porta do cinema. É verdade. O filme é uma aventura, perfeita para divertir e emocionar. O filme é muito legal com um roteiro bem sacado. Michelle Pfeiffer linda e feia ao mesmo tempo.... No papel da bruxa malvada. Robert de Niro faz o papel de um pirata gay... é impagável. Vale a pena ver... Quando terminou o filme aconteceu uma coisa que é mais motivada pela sensação... As pessoas começaram a aplaudir o filme... é engraçado, mas também legal.
No sábado assisti Tropa de Elite. Eu já li muito sobre este filme, vi muitas discussões sobre ele na lista dos roteiristas e para falar a verdade acho que Tropa de Elite é um novo divisor de águas no cinema nacional. Por uma série de questões. Afinal ele conquistou o público antes de chegar aos cinemas, com uma das obras mais pirateadas dos últimos tempos... E é realmente impossível passar impune ao filme... Se ele é facista?? Acho que não... E as reações ao filme são proporcionais aos pensamentos de cada um. Não dá para achar legal o Bope que faz o que faz. Não dá nem para comentar sobre a PM... Não dá nem para comentar sobre a classe média, os traficiantes e tudo que está no filme. Aliás este é o mérito do filme, mostrar o que para a gente é normal. Mas que é muito anormal. O jeitinho brasileiro é o modus operante da nossa sociedade... com ele já não se sabe o que é ou não legal ou honesto. O importante é livrar o lado... Sem ter que entrar no sistema.... Acho que o grande mérito do filme é mostrar o sistema e tudo o que ele faz para sobreviver. Um sistema de propina, que sustenta os deputados, as ONGs, os traficantes, a Polícia... todos possuem a mesma fonte de dinheiro: o crime. Claro que uma hora vai dar merda. Já está dando. Desde a ditadura, existe um prazer da classe média pensante em dar mais valor ao bandido, do que a polícia... Afinal o bandido é o cara que mata, mas ele também dá remédio pra quem precisa. Pra mim isto é do tipo "rouba, mas faz". Não defendo aquela polícia que aparece no Tropa de Elite. Defendo a polícia que deveria existir mesmo: honesta, bem estruturada, treinada, equipada, que funciona ao lado do cidadão. É pedir muito??
Despertar do Amor eu assiti no DVD. É um filme triste, mas muito bonito. Uma história de amor que vai crescendo aos poucos.... Olha no final dá muita vontade de chorar...mas vale a pena, até para conhecer o interior da China, numa paisagem incrível. Edward Norton está sensacional.

Comentários

Anônimo disse…
Teste... teste...
Já tentei anexar comentário aqui e o bicho não vai. Não assisti a nenhum dos 3. Vou começar pelo Edward Norton porque já o perdi na telona. Tropa de Elite tá me dando gastura só de ler comentários, polêmicas, análises, notícias de atentados... ai! Mas vou ver, sim.

bjos
Fernando disse…
Gostei do Tropa de Elite porque vira e mexe tento mostrar pros meus colegas palhaços o quão hipócritas e falhos eles são ao puxarem um baseadozinho, alegando que os índios faziam isso para chegar à Deus, então não tem problema e eu sou ridículo ao criticar isso. Tentava ainda assim mostrar a diferença entre êxtase e ascensão espiritual. E que um Deus inteligente jamais iria ver com amor um filho que se contorce feito idiota e não controla as próprias idéias. E também o problema em se legalizar algo num país que não dá conta nem de seus alcólatras.

Assistindo ao filme me senti vingado, e por isso fiquei triste.
Um porque meus colegas também gostaram (!!!). Dois porque percebi que antes meus argumentos eram fracos, já que só faziam eles rirem da minha cara e me chamarem de conservador. Três porque entendi que não se pode salvar o mundo de pessoas que não querem ser salvas.
Cada um tem um momento.
E ainda assim prefiro a chacota mas fazer as coisas certas.

Stardust eu quero ver, só a pose do De Niro no cartaz já me surtiu risadas master!
Anônimo disse…
Fernando, fora o financiamento ao trafico, a ascensão espiritual(sic),contorcesse como um idiota(engraçado),o amor de deus(quem sabe o q ele pensa), o êxtase(gostoso) e a legalização, existe mais algum motivo pra vc nao gosta da maconha?em ultima instancia nao eh uma escolha pessoal?
acho que vc nao devia querer impor sua vontade, essa coisa de querer salvar os outros eh tao antiga e ja deu tao errado...
Ana Carmo disse…
não assisti nenhum desses ainda...
e sobre parati não há o que entender
sou só eu em parati no feriado...
ehehehe
beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia