Rilke.

((Já que o blog é novo... sinto falta de ter Rilke por aqui e seus profundos ensinamentos sobre a vida, a arte e a poesia. Abaixo coloco um trecho do livro "Cartas a um jovem poeta". Sabem quando alguém quer saber, qual o seu livro de cabeceira? Pois é... não tenho livro de cabeceira... tenho estantes. Vivo no meio dos livros, primeiro eles depois o resto... Tem livro espalhado por todos os cantos da minha casa... Rilke não está na cabeceira, está sempre a mão. Deixei um link para consulta sobre sua vida e também obra...))

"Não há nenhuma medida de tempo nesse caso, um ano de nada vale, e mesmo dez anos não são nada. Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, como toda amplidão e a serenidade, sem preocupação nenhuma. Aprendo isso diariamente, aprendo em meio a dores às quais sou grato: a paciència é tudo."
"Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas. (...) Mas aceite com grande confiança o que vier, e se vier apenas de sua vontade, se for proveniente de qualquer necessidade de seu íntimo, aceite-o e não odeie."

Comentários

Unknown disse…
oiê !! pra vc não falar que não deixo recadinhos !!! rsrsrsrs
beijos
Edu
Anônimo disse…
AMEI AMEI AMEI!!!
@pammmmm disse…
Será que a Belinha não troca um patinete por um skate....besitos
Anônimo disse…
Onde mora esse tal de Rilke?!!hahaha
Vou chamá-lo para morar comigo. Depois ele vai escrever outra carta para um jovem poeta.
Bonito esse texto.
Bjs.
Anônimo disse…
Nossa Tita...eu diria que vc escreveu esse texto para mim...seria muita pretenção...mas encaixou que foi uma beleza....beijos mil e saudades enormes.

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia