O fim de uma era...

O cinema perdeu dois grandes nomes nos últimos dias. Como se Deus resolvesse que a Terra teria que se virar sem eles, levou o sueco Ingmar Begman e o italiano Michelangelo Antonionni. Eles representam um selo na sétima arte. Um jeito único de fazer cinema, de contar uma história... O que eu mais admirava era Bergman... ainda tenho comigo a sensação de sofrimento e admiração na primeira vez que vi Fanny e Alexander... Com certeza este é um dos filmes que marcou a minha vida. Assim como o Sétimo Selo, que além de ser um dos melhores roteiros já concebidos também é uma lição de vida. O famoso jogo de xadrez contra a morte. A Flauta Mágica é um sonho... um convite a um novo mundo. Tenho um livro que amo que são os argumentos dos filme de Bergman comentados por ele... Nem preciso dizer que só deixo alguém ver este livro se eu mesma ficar segurando e a única possibilidade de emprestar para alguém é levar como garantira de devolução um dedo ou um pedaço da orelha. Antonionni é assim difícil de contestar... Blow up é um filme que além de ter marcado a história do cinema, marcou tb uma geração. Os anos 60 não seriam a mesma coisa sem o filme do último beijo... Sem o parque, sem aquela dança... Assisti o filme com o Pollari me explicando cena por cena... Não sei se gosto... as vezes acho lento. O conto do Julio Cotarzar em que se baseia o filme é muito bonito. Bergman foi um homem que viveu muitas humilhações e superar isto estava em toda a sua obra... Além é claro de um conceito de arte e estética que poucos adquiriram na vida. Para ele a arte estava ligada à ética. Uma não vivia sem a outra. Fanny e Alexander foi seu último filme... depois ele se isolou numa ilha onde morreu... Mas escreveu para televisão, peças de teatro e livros... Teve nove filhos de cinco casamentos. O que mais me deixa triste é: nunca mais Bergman... O livro que falei tem a seguinte epigrafe: "minha peça começa com o ator que desce à platéia, estrangula o crítico e, de um livrinho preto, lê todas as humilhações que sofreu e de que tomou nota. Depoios vomita sobre o público. Em seguida, afasta-se e dá um tiro na cabeça." Terminou um tempo...

Comentários

Que engraçado Tita, hoje falei a mesma coisa pra Iracema: "Acho que o céu está precisando de excelentes Diretores"....sorte deles e azar o nosso ! Beijossss
Ana Carmo disse…
faz tempo que tô pra pegar os filmes do Bergman em ordem cronologica pra assistir todos.... mas tenho medo, afinal de contas agora eu moro no nono andar e o tombo vai ser grande se eu resolver pular....

não vou hoje no show não
e passa lá no blog de novo, tem post novo e é legal!
beijo
Anônimo disse…
Eu pretendo rever os melhores dos dois, alternadamente. Moro no terceiro andar, dá pra quebrar legal, né? rssss. Gostei de ler suas experiências cinéfilas (e Grande Pollari!). Beijos.
Clau disse…
Preciso assistir todos tambem. Alias, bem que voce poderia me emprestar esse livro ne? o que que custa hein? hein? rsrsr.... beijos
Luiz Baeta disse…
Me senti um pouco órfão intelectualmente.
Tem certas pessoas que não poderiam morrer, deveria ser proibido.
Gritos e Sussurros e Depois Daquele Beijo, nunca mais fui o mesmo.

Pêsames para nós todos.
Luiz Baeta

www.luizbaeta.blogspot.com
Luiz Baeta disse…
Me senti um pouco órfão intelectualmente.
Tem certas pessoas que não poderiam morrer, deveria ser proibido.
Gritos e Sussurros e Depois Daquele Beijo, nunca mais fui o mesmo.

Pêsames para nós todos.
Luiz Baeta

www.luizbaeta.blogspot.com
Anônimo disse…
Buenas noches

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia