Quarenta anos atrás...

Como prometido... Hoje faz quarenta anos que o disco Sgt.Peppers dos Beatles chegou as lojas...
É considerado o melhor disco de música popo de todos os tempos... isto na minha humilde opinião e não adianta tentar me provar o contrário... Muita gente já tinha percebido que os Beatles não eram uma bandinha para agradar garotas histéricas... Muito pelo contrário... eles marcaram uma reviravolta começada anos antes com um senhor americano chamado Elvis Presley... Mas aí são outros quinhetos... A questão é que cansados de tanta gritaria e com vontade de mostrar serviço, os caras de Liverpool resolveram fundar uma nova banda. A Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band... O projeto foi logo abandonado e o nome da banda passou a ser o nome do disco... Em 1966 cansados da infidáveis turnês, os Beatles sairam da estrada e pela primeira vez em toda a sua história tinha tempo para preparar um novo disco... Aliás, mas do que tempo... tinham dinheiro, acesso aos melhores técnicos e a todas as maravilhas tecnológicas dos estúdios Abbey Road. O oitavo disco dos Beatles foi gravado em 129 dias entre o começo de dezembro de 1966 e o dia primeiro de abril de 1967... É um disco de estúdio, feito numa época efervecente da cultura pop mundial... os anos 60. Foi gravado misturando o erudito com o popular. Influencia de Stockhausen e Bob Dylan... Foi uma das primeiras gravações em multifaixas com dois gravadores, para reduzir ruídos... Uma orquestra de 40 músicos participou da gravação, mas o som foi aumentado tecnologicamente e dá a impressão de que são três vezes mais pessoas tocando... Até Sgt. Pepper as capas de disco eram chatas... depois... influenciou o mundo inteiro... Vários artitas reproduziram o conceito em seus trabalhos, como o famoso disco da Tropicália ou Panis et Circencis... Dizem que o disco foi pensado para ser ouvido de uma só vez... do começo ao fim. Faz sentido... Foi o disco mais vendido da Grã-Bretanha de todos os tempos... Bom é uma homenagem... a um som que eu gosto muito... não só pela história toda, mas pela influência que teve na minha vida, nos meus sonhos, nos meus pensamentos...

Comentários

Anônimo disse…
Eu acho que eu e o John somoa a mesma pessoa...
Anônimo disse…
Tita, a Clau e o John são a mesma pessoa....sabia disso ? Eu gosto muito de Beatles mas não sou Beatlemaníaca porém gosto muito de ler sobre música e história da música...continue nos ensinando. Beijoss saudosos.

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia