Hoje é o Bloomsday

((sei que o blog está parecendo almanaque com tantas datas comemorativas, mas tem coisas eu não consigo deixar de ressaltar))
Hoje é o Bloomsday!!! Vamos comemorar... e antes que vc me pergunte que p(piiii) é esta eu vou explicar...
No dia 16 de junho, o mundo dos literatos entra em festa. Na Irlanda é feriado de verdade. Neste dia é comemorado o Bloomsday. Mas que data é esta? É o dia em que se desenrola todo os enredo de Ulisses, de James Joyce. Para muitos o livro dos livros, para mais de muitos o mais chato de todos os tempos. Não vou discutir isto. Existem coisas que transcendem os gostos e os comentários. Você tem que se entender com ela do jeito que é. E é bem difícil entender. Até hoje, nunca li Ulisses... Empaquei na página trinta e dois como a maioria dos mortais. Existem muitas lendas sobre o livro, inclusive a maldição da página trinta... Talvez eu só leia quando tiver mais tempo para estas frivolidades culturais... É um sonho meu. Algumas pessoas dizem que você deve ler Ulisses no original. Impossível. Somente se no texto tiver a frase: "the book is on the table", o que eu acho realmente difícil. A tradução mais conhecida no Brasil é a do professor Antônio Houaiss. Dizem que deixa mais confuso o que é difícil. Eu não acho isto. Apesar de não ter terminado o livro, sei que é muito bom. Uma vez entrevistei o professor e contei para ele o meu drama e ele me disse: menina deixe disto... você ainda tem muito tempo...ehehe Mas gostaria de dizer se você quer entrar no magnífico mundo joyceano, comece pelo Retrato do Arstista quando Jovem, depois se aventure pelos contos de Dublinenses e então parta destemido para Ulisses... Eu ainda não consegui partir destemida para o Ulisses mas os outros dois mudaram o meu jeito de ver a literatura.... Você pode fazer isto em dois dias, dois meses, dois anos ou dois séculos, vai saber?? Mas se estava faltando um motivo para comemerar... vá até uma bar irlandes (em São Paulo tem muitos) peça cerveja Guinness até não querer mais... Brigue com alguém por nada, de preferência sai dando porrada pela rua, se sinta culpado, abrace o motivo do seu desafeto dizendo que a culpa é da cerveja e então a sua noite irlandesa estará completa... Feliz Bloomsday...ahahaha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia