Sobre o Glauco

Aqui em São Paulo tem um lugar chamado Mercearia São Pedro que é uma mistura de bar, restaurante, livraria e locadora. Acho que o melhor pastel de São Paulo também é servido lá... mas não tenho conhecimento teórico, apenas empírico... A mercearia é também o que se pode chamar de reduto de artistas, jornalistas, escritores e gente esquisita em geral. Quando conheci o Pollari era um dos seus lugares preferidos e também passou a ser o meu. Era lá que se via e também podia se ouvir gente como Mário Prata, Matthew Shirts, Gilson Ribeiro, entre muitos outros também o Glauco. Lembro de ficar muito feliz de finalmente conhecê-lo depois de passar a minha adolescência morrendo de rir com o Geraldão, D.Marta e Los Tres Amigos (até hoje um dos gibis que mais gosto e como sabem tenho muitos).... Mas a razão da conversa com o Pollari, na época apenas meu namorado era sobre o Daime. O Pollari devido a seus laços familiares era um frequentador esporádico da União do Vegetal, um ramo do Daime aqui em São Paulo importado diretamente de Manaus. Na época Glauco já estava envolvido com o Céu de Maria. E a conversa trocava experiência sobre o Daime, como cada um recebeu uma mensagem de fé, o poder de cura, etc. Mas também existia uma preocupação com o preconceito, com a visão detuparda que as pessoas faziam da "viagem" como se tudo aquilo fosse apenas uma desculpa para ficar doidão... Quem realmente conhece o Daime sabe que não é nada disto. Muito pelo contrário... O chá é apenas um elemento em rituais, cânticos e ensinamentos que assim como a grande maioria das religiões prega o amor, a paz, o respeito, a alegria, a compreensão, a solidariedade. Esta semana, atendendo a classe burra da sociedade preconceituosa a Veja e a Época colocaram a culpa do brutal assassinato de Glauco e de seu Filho Raoni no Daime. De vitimas passaram a culpados... parece que este imbecil desequilibrado que deveria estar passando por um sério tratamento psiquiátrico, só ficou asssim por causa do Daime... Sinceramente não consigo entender e me sinto revoltada. Sei que não deveria ter este tipo de sentimento.. mas estou desabafando... o que mais tenho escutado nas rodinhas de bar: é mas tem esta história do Daime... Eu sinceramente não frequento o Daime, não bebo o chá e minha religião é outra. Mas eu aprendi a ter respeito pelas diferenças e ver além do raso. É claro que o Daime não tem culpa por este imbecil ser assim... Ele não foi tratado, é um desajustado familiar, não teve educação, amparo.... e passou a acreditar que o irmão era a encarnação de Cristo... Sinceramente quanta hipocrisia...

Comentários

Luiza disse…
Duas indignadas. O que venho escutando quase me assusta.
Bjbj
Julio Simões disse…
O Cadu tinha esquizofrenia, bebia, fumava maconha, inalava cocaína, não se sabe ao certo se estava tomando os remédios que deveria estar tomando ou ainda se os tomava em excesso e a culpa dele ter problemas é do Daime (que ele não bebia há quase 3 meses).
É óbvio...

Desculpe a ironia, mas a forma com que estão manipulando as coisas com um aparente interesse é ridícula.
Unknown disse…
Agora, nada de leviano e raso que vem da Veja me surpreende. Não é de hoje que ela deforma opinião.

Bjs!
Unknown disse…
Nada de leviano, distorcido e raso que vem da Veja me surpreende. Faz um bom tempo que ela deforma opiniões.

(não sei porque tá difícil comentar, a moderação diz que não aceita anônimo, mas eu estou assinando!)

bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Verdade chinesa

Talvez algum dia